Connect with us

Últimas Notícias

Jornada Nacional de Inovação da Indústria: Florianópolis (SC) recebe encontro regional Sul dias 1º e 2 de outubro

Evento vai reunir empresários, pesquisadores, representantes da indústria e do setor público, nos dias 1 e 2 de outubro, para consolidar prioridades regionais em temas como transição ecológica, digitalização e bioeconomia

Publicado

em

A Jornada Nacional de Inovação da Indústria chega, dia 1º de outubro, a Florianópolis (SC), para o primeiro encontro regional da iniciativa promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O evento ocorrerá dias 1º e 2 de outubro, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), e marcará a etapa de integração dos resultados já levantados em encontros estaduais da região Sul.

O encontro regional reunirá empresários, pesquisadores, startups, representantes do setor público e instituições parceiras para organizar os resultados dos painéis realizados no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. A ideia é consolidar os principais desafios e oportunidades da indústria, com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização.

Para a especialista de Inovação da CNI, Marilene Castro, o evento será um marco dentro da Jornada. “O encontro regional é uma etapa, um consolidado de tudo o que encontramos e das discussões feitas nos painéis de cada um dos encontros estaduais, agrupando os principais desafios e oportunidades da indústria. É um espaço de análise coletiva, onde os empresários, representantes do setor público, academia e instituições parceiras ajudam a identificar prioridades regionais para a transição ecológica e digital. Será um momento estratégico para projetar os aprendizados da região Sul do Brasil”, explica.

Entre os temas previstos estão transição ecológica e digital, bioeconomia, inteligência artificial, descarbonização e transformação dos modelos de negócios. Para o diretor de Inovação e Competitividade da FIESC, José Eduardo Fiates, a Jornada Nacional é uma oportunidade estratégica para conectar o estado aos principais recursos e políticas em desenvolvimento no país. “Além disso, o tema focado em descarbonização e transição energética agrega um fator positivo a mais, pois são fundamentais para a competitividade das empresas e grandes oportunidades de negócio para os próximos anos.”

O resultado do encontro regional Sul servirá de subsídio para estratégias empresariais, recomendações de políticas públicas e para o 11º Congresso de Inovação da Indústria, marcado para março de 2026, em São Paulo.

Além de consolidar as prioridades regionais, a expectativa é de que o encontro fortaleça a participação das empresas locais no Prêmio Nacional de Inovação, ampliando o engajamento para o congresso. “O Congresso de Inovação vai ser diferente dos dez que já aconteceram, porque refletirá exatamente os desafios e as oportunidades que temos em cada estado brasileiro. E, com isso, pretendemos também trazer outras formas de cases, por meio do cadastramento de soluções na plataforma da jornada”, completa Marilene Castro.

Deep techs

As deep techs – startups baseadas em inovação científica e tecnológica – têm destaque na Jornada Nacional de Inovação da Indústria, pois são empresas baseadas em descobertas científicas, com alto grau de inovação e potencial para transformar setores inteiros. O Brasil conta atualmente com mais de 20 mil startups.

De acordo com o relatório Deep techs Brasil 2024, da Emerge, o Brasil conta com 875 startups desse ecossistema, com a maioria localizada na região Sudeste.

A Jornada Nacional de Inovação da Indústria começou em julho de 2025 e termina em março de 2026, no 11º Congresso de Inovação da Indústria. Neste período, o movimento itinerante percorrerá as 27 Unidades da Federação para conhecer novas tecnologias com identidade regional, promover diálogos e criar uma rede inovação no país.

Pixel Brasil 61


Descubra mais sobre Blog do Amazonas

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Continue Reading
Clique para comentar

Deixe uma resposta