Featured
Médico é flagrado com adolescente de 15 anos e preso por exploração em Manaus
Durante a Operação Caminhos Seguros, um médico de 32 anos foi preso em flagrante por suspeita de exploração sexual de uma adolescente de 15 anos em uma pousada na zona Leste de Manaus. A operação é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas e visa proteger crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Manaus (AM) – Um médico de 32 anos foi preso em flagrante na noite de sábado (10/05), suspeito de favorecimento à prostituição de criança e adolescente, durante uma ação integrada da Polícia Civil (PC-AM) e da Polícia Militar (PMAM), no bairro Jorge Teixeira, zona Leste da capital. O flagrante ocorreu dentro de uma pousada onde o suspeito foi encontrado com uma adolescente de 15 anos.
A prisão foi realizada durante a Central Integrada de Fiscalização (CIF), parte da Operação Caminhos Seguros, que tem como objetivo combater crimes contra crianças e adolescentes em todo o Brasil. A iniciativa no Amazonas é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-AM), e inclui a atuação de 13 órgãos fiscalizadores.
Segundo a delegada Juliana Tuma, da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), o médico ofereceu R$200 para manter relações sexuais com a adolescente. A jovem foi acolhida, está sob proteção, e será acompanhada pelo Conselho Tutelar.

“Identificamos claramente uma situação de exploração sexual de uma adolescente de 15 anos de idade em um hotel aqui dessa região, cujo autor foi conduzido para a delegacia especializada”, declarou a delegada Tuma.
A operação inspecionou diversos estabelecimentos, como hotéis, bares e motéis, com foco na identificação de menores em situação de risco. Ainda de acordo com as autoridades, a operação seguirá em curso durante o mês de maio, com foco preventivo e repressivo.
Além das forças policiais, a ação contou com o apoio do Juizado da Infância e Juventude Infracional (JIJI), Secretaria de Justiça (Sejusc), Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP), Visa Manaus, Amazonas Energia, entre outros órgãos estaduais e municipais.

Saiba mais sobre a Lei 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que define os crimes de exploração e abuso sexual infantojuvenil.
O médico, que não atuava na rede estadual de saúde, foi autuado em flagrante e encaminhado para audiência de custódia. O caso seguirá sob investigação da Depca, com apoio do Ministério Público.
Descubra mais sobre Blog do Amazonas
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.