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Mercado de logística de US$ 11,2 tri atrai desenvolvedoras
Com cerca de 80% das empresas brasileiras enfrentando problemas de eficiência operacional, consultorias de TI nacionais apostam no desenvolvimento de apps com tecnologia de vestir para turbinar trabalho nos centros de distribuição de grandes varejistas

O mercado global de logística, atualmente avaliado em US$ 11,23 trilhões, está projetado para atingir US$ 23,14 trilhões até 2034, segundo a Precedence Research. Esse crescimento vem atraindo empresas de tecnologia que buscam conquistar o promissor setor de automação logística, previsto para alcançar US$ 238,99 bilhões em 2034.
No Brasil, um estudo da SimpliRoute, State of Logistics 2025, revelou que 80% das empresas do setor enfrentam desafios de eficiência operacional. Para além das tendências como inteligência artificial (IA) e robótica, busca-se reduzir erros humanos e tempo de operação com tecnologias viáveis, que ofereçam um bom custo-benefício, especialmente num cenário macroeconômico desafiador e competitivo.
Nesse contexto, alguns apps estão surgindo no país. A brasileira 3CON, por exemplo, projetou um app para otimizar o processo de picking, ou seja, a coleta e separação de produtos nos centros de distribuição (CDs). Usando tecnologia vestível que se propõe a liberar as mãos dos colaboradores e pode facilitar a visualização dos itens a serem separados, o objetivo é que o processo seja concluído com erros perto de zero. O app já foi adotado por um grande varejista do setor farmacêutico.
“A logística é a espinha dorsal do comércio global. Criamos um app para garantir eficiência no movimento das mercadorias dos produtores aos consumidores. Estamos otimistas em relação ao seu potencial de mercado e com a capacidade criativa do Brasil em enfrentar desafios logísticos e endereçar soluções certeiras”, afirma Genivaldo Araújo, CEO da 3CON, consultoria de TI.
O CEO conta que o sistema surgiu ao identificar erros repetitivos na coleta nos centros de distribuição. “Identificamos um alto índice de retrabalho. Produtos incorretos são separados e precisam ser devolvidos ao seu local original, o que não acontece imediatamente, causando, entre outros, problemas de estoque. O objetivo é zerar as perdas e triplicar a eficiência operacional”, explica Araújo.
Tecnologia vestível
Para completar a solução, a 3CON escolheu uma tecnologia vestível, um armband que libera as mãos dos colaboradores e conta com uma tela que exibe claramente o item a ser separado e a quantidade desejada. “Os wearables são eficazes na separação em armazéns, ajudando na precisão e velocidade do processo, além de integrarem-se aos sistemas de gestão de armazéns e oferecer, por exemplo, visibilidade em tempo real dos estoques”, detalha o CEO.
O sistema identifica rapidamente falhas nos processos e necessidades de melhoria. “A separação de pedidos é crucial para entregas rápidas e giro do negócio. Com o nível de automação possível de implemengtar nos CDs, falhas e perdas são reduzidas a praticamente zero”, concluiu o executivo.
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