Notícias Corporativas
Mercado condominial cresce 23,8% e movimenta bilhões anuais
Expansão nacional exige gestão profissional e soluções financeiras robustas

O mercado condominial brasileiro vive um momento de forte expansão. Em apenas oito anos, o número de condomínios saltou de cerca de 420 mil em 2016 para mais de 520 mil em 2024, crescimento de 23,8%, segundo levantamento do Instituto Nacional de Condomínios e Apoio aos Condôminos (INCC).
De acordo com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022, o Brasil contabiliza 13,3 milhões de endereços situados em arranjos condominiais. Além disso, dados do IBGE indicam que mais de 25 milhões de brasileiros residem em apartamentos, representando 12,5% da população, com forte concentração no Sudeste (16,7%) e menor presença no Norte (5,2%).
Esse crescimento evidencia o desafio da gestão condominial e destaca o crescimento de empresas que atuam especificamente na oferta de soluções para este mercado.
Segundo Zener Costa, CEO da LLZ Garantidora e administrador de empresas, o mercado condominial brasileiro movimenta mais de R$ 300 bilhões por ano e atrai cada vez mais prestadores de serviço. “Desde 2013, sabíamos que estávamos construindo uma empresa com grande potencial. Começamos a companhia do zero em 2013 e hoje atendemos mais de 2.700 condomínios e 500 mil unidades em todo o Brasil”, destaca. A empresa, que começou em Belo Horizonte e hoje possui atuação nacional, atingiu uma receita garantida de R$ 2,5 bilhões anuais.
“Com o crescimento constante de condomínios e moradores, o Brasil demanda soluções financeiras que tragam segurança e previsibilidade. A LLZ emite, todos os meses, uma apólice de seguros no valor mensal da receita do condomínio, via BTG Seguros”, completa Zener Costa.
Descubra mais sobre Blog do Amazonas
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.