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Produtora goiana lança animação que discute medos e traumas da infância
Série “Josh Journey: Combatendo Pesadelos” transforma o universo dos sonhos em espaço de enfrentamento simbólico dos medos infantis; episódio piloto estreia em junho com apoio da Lei Paulo Gustavo

Será lançado neste mês de junho o episódio piloto da série de animação goiana Josh Journey: Combatendo Pesadelos. A obra faz parte do universo do jogo Josh Journey: Totens da Escuridão, disponível em diversas plataformas digitais, como Steam, Xbox Store, PlayStation Store e Nintendo eShop. A produção aborda, de forma poética e metafórica, temas ligados à saúde emocional infantil, como medos, traumas e ansiedade, utilizando o universo dos sonhos como cenário narrativo.
A série acompanha Josh, uma criança de sete anos que vive aventuras em busca de coragem para enfrentar criaturas fantásticas geradas por seus próprios pesadelos. A proposta nasceu da experiência anterior dos criadores com o desenvolvimento do jogo, reconhecido em festivais como Brasil Game Show (BGS), BIG Festival, Prêmios Quirino de la Animación Iberoamericana e premiado no NYX Game Awards.
“Desde o início, sentimos que o universo do jogo tinha potencial para expandir sua narrativa por outros meios. A série aprofunda aspectos emocionais que só conseguimos tocar superficialmente no game”, explica Iuri Araújo, um dos criadores do projeto. Já Guilherme Araújo, que assina a direção de arte da animação, destaca: “Nossa intenção foi criar uma obra acessível, que converse tanto com crianças quanto com pais e educadores, estimulando o diálogo sobre medos e superações”.
Com consultoria pedagógica e construção visual inspirada em ilustrações tradicionais e elementos do imaginário infantil, o projeto propõe uma linguagem sensível e simbólica para tratar questões psicológicas muitas vezes silenciadas na infância. A produção é assinada pelo Província Studio, sediado em Goiânia, e representa um passo importante para o fortalecimento do audiovisual infantojuvenil independente no país.
A expectativa é de que o piloto circule por mostras, festivais e instituições de ensino ao longo de 2025, abrindo caminho para a produção de novos episódios e parcerias no campo da educação e da cultura. Segundo os realizadores, o material também será disponibilizado no YouTube e adaptado para uso didático, contribuindo com estratégias de apoio emocional no ambiente escolar. Este projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, operacionalizado pela Secretaria de Cultura de Goiânia.
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