Connect with us

Notícias Corporativas

ABB faz aporte em escritório de engenharia

Investimento viabiliza participação da empresa em megaplanta de alumínio na Finlândia

Publicado

em

ABB faz aporte em escritório de engenharia

O grupo industrial suíço ABB fez investimento de valores não divulgados no escritório de engenharia finlandês Arctial, no primeiro trimestre do ano. 

Com o aporte anunciado, a empresa passa a integrar um consórcio liderado pelo escritório de Helsinki que faz estudos de viabilidade para a primeira grande fundição de alumínio anunciada na Europa Continental nos últimos 30 anos. 

O empreendimento deve ser construído na Finlândia, no perímetro das cidades litorâneas de Kokkola e Kronoby. A ABB será responsável pelos escopos de eletrificação e automação da fundição, definindo especificações para retificadores, conjunto de cubículos, transformadores e subestações elétricas, a serem alimentados só por energia renovável.  

As equipes da empresa também vão definir a engenharia de front-end, o pacote tecnológico, orçamentos, cronogramas e fazer análises de segurança e risco. O projeto também vai contar com tecnologias de outros parceiros, nominalmente Fortum, Rio Tinto, Siemens, Tesi, Vargas e Mitsubishi Corporation, segundo prospecto do Arctial.  

O anúncio da nova fundição ocorre num momento em que o alumínio se encontra em franca demanda por empresas automotivas, de eletrônicos, de embalagens, aeroespaciais e de construção na Europa e no restante do mundo.  

“Vamos impactar a cadeia de suprimento de diferentes indústrias europeias. Acreditamos que nossa influência pode ajudar o projeto a se tornar realidade”, afirmou em comunicado Joachim Braun, presidente da Divisão da ABB de Indústrias de Processos.  

No cronograma divulgado pelo Arctial, no estágio atual do projeto, o objetivo é concluir os estudos de viabilidade para a nova fundição. A decisão final pela construção do empreendimento, no entanto, será tomada entre 2026 e 2027.  

Já a construção em si está prevista entre 2027 e 2029. O início da produção na instalação deve ocorrer somente em 2030. 


Descubra mais sobre Blog do Amazonas

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.