Brasil
Brasileira morre após cair em cratera de vulcão na Indonésia
A jovem fazia trilha com um grupo de amigos quando sofreu o acidente. As operações de resgate enfrentaram dificuldades logísticas e climáticas e só conseguiram alcançá-la três dias depois.

A brasileira Juliana Marins, de 26 anos, foi encontrada morta nesta terça-feira (24/06) após cair da borda da cratera do Monte Rinjani, um dos vulcões mais altos da Indonésia, situado na ilha de Lombok. O acidente ocorreu na madrugada do último sábado (21/06), mas o difícil acesso à área atrasou o socorro por três dias.
A jovem fazia uma trilha com um grupo de amigos quando sofreu a queda de aproximadamente 500 metros de profundidade.
Resgate foi dificultado por clima e geografia
Segundo a Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia (Basarna), as condições climáticas severas e a geografia hostil do local impediram um resgate mais rápido. O alerta só foi dado horas depois do acidente, quando um dos companheiros de trilha conseguiu descer até o posto mais próximo.
Nos dois primeiros dias de buscas, drones com sensores térmicos não conseguiram localizar Juliana. Somente na manhã de segunda-feira (23) foi possível identificá-la viva, mas imóvel. No entanto, devido à profundidade e ao relevo, os socorristas só chegaram ao local nesta terça-feira (24), quando ela já havia falecido.
Família confirma morte nas redes sociais
O perfil do Instagram @resgatejulianamarins, criado pela família da jovem para centralizar informações sobre o caso, comunicou oficialmente o óbito:
“Hoje, a equipe de resgate conseguiu chegar até o local onde Juliana Marins estava. Com imensa tristeza, informamos que ela não resistiu. Seguimos muito gratos por todas as orações, mensagens de carinho e apoio que temos recebido.”
Alpinismo e trilhas exigem planejamento e suporte adequado
Casos como o de Juliana Marins destacam a importância do planejamento, suporte técnico e acompanhamento profissional em atividades de aventura em áreas de risco elevado, como trilhas em vulcões ativos e de difícil acesso.
O Monte Rinjani é um dos destinos turísticos mais procurados na Indonésia, mas também um dos mais desafiadores, com clima instável e trilhas íngremes.
Descubra mais sobre Blog do Amazonas
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.