Policial
Durante o final de semana, Polícia Militar do Amazonas prende 39 pessoas na capital e interior
Vinte pessoas foram presas por tráfico de drogas e sete por violência doméstica

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) prendeu 39 pessoas em ações entre sexta-feira e domingo (17,18 e 19/10), segundo dados do Centro de Comunicações Operacionais Policiais Militares (Cecopom). As prisões foram registradas em Manaus, Lábrea, São Paulo de Olivença, Boca do Acre, Santa Isabel do Rio Negro, Coari, São Sebastião do Uatumã, Eirunepé, Maués, Manacapuru, Uarini, Rio Preto da Eva e Iranduba. Sete foragidos da Justiça também foram capturados.
O comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, destacou que as ações refletem o planejamento estratégico da corporação em intensificar as operações e abordagens nos principais pontos de circulação de pessoas em Manaus e no interior.
“Estamos atuando diuturnamente para promover a ordem pública e a segurança da população amazonense. Nossas equipes policiais estão nas ruas todos os dias, especialmente no final de semana, para realizarem prisões de infratores e tirar de circulação esses indivíduos que ameaçam a paz do cidadão de bem”, afirmou o comandante-geral.
Das 39 prisões, 20 foram pelo crime de tráfico de drogas, incluindo um casal, de 25 e 29 anos, preso pelas Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) na sexta-feira, após informações do Serviço de Inteligência da Companhia de Operações Especiais (COE) e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) da Polícia Federal no Amazonas (PF/AM). Com o casal foi apreendido 512 quilos de entorpecentes, entre maconha tipo skunk e cocaína.
Outros sete homens foram presos pelo crime de violência doméstica. Cinco destas ocorrências foram registradas em Manaus, uma em Manacapuru e outra em São Sebastião do Uatumã (a 68 e 247 quilômetros distantes da capital amazonense, respectivamente). As demais prisões foram efetuadas pelos crimes de tentativa de homicídio, receptação, porte ilegal de arma de fogo, furto e crime ambiental.
No domingo (19/10), quatro homens foram presos pelo Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) em Rio Preto da Eva, nos quilômetros 8 e 10 do Ramal da Paraíba. Os suspeitos foram flagrados transportando madeira ilegal, sem apresentação da documentação necessária: o Documento de Origem Florestal (DOF).
As 39 prisões foram registradas pelas equipes da Rocam, Força Tática, BPAmb, 1ª, 3ª, 8ª, 9ª, 10ª, 11ª, 14ª, 16ª, 18ª, 22ª, 26ª, 28ª e 30ª Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms), além das unidades da PMAM dos municípios de Lábrea, São Paulo de Olivença, Boca do Acre, Santa Isabel do Rio Negro, Coari, São Sebastião do Uatumã, Eirunepé, Maués, Manacapuru, Uarini e Iranduba.
Foragidos
Os sete foragidos capturados pela PMAM foram abordados em Manaus, Lábrea, São Paulo de Olivença, Maués e Boca do Acre. Este ano, a Polícia Militar do Amazonas capturou mais de 870 foragidos da Justiça na capital e interior do estado, ultrapassando as ações de cumprimento de mandados de prisão em aberto nos últimos dois anos. Em 2024, a PMAM capturou 673 foragidos durante todo o ano, e 583 mandados de prisão em aberto foram cumpridos pela corporação no ano de 2023.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.
FOTOS: Divulgação / PMAM
Descubra mais sobre Blog do Amazonas
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.