Featured
Maternidade Moura Tapajóz suspende partos e cirurgias entre os dias 15 e 26 de maio em Manaus
A Maternidade Moura Tapajóz, localizada na zona Oeste de Manaus, suspenderá partos, cesarianas e demais cirurgias entre os dias 15 e 26 de maio devido à substituição do telhado da unidade. Outros atendimentos seguirão normalmente.

Manaus (AM) – A Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, suspenderá todos os atendimentos obstétricos e cirúrgicos entre os dias 15 e 26 de maio. A paralisação temporária ocorrerá devido às obras de substituição do telhado da unidade, localizada no bairro Compensa, zona Oeste da capital. O retorno das atividades está previsto para o dia 27 de maio.
De acordo com a diretora da maternidade, enfermeira obstetra Núbia Cruz, a suspensão afetará partos normais, cesarianas, vasectomias, laqueaduras e procedimentos relacionados a abortamentos espontâneos.
“A interrupção é necessária para garantir a segurança de pacientes e servidores durante a troca completa do telhado, que será substituído por uma nova estrutura dentro dos padrões de segurança e qualidade”, explicou a diretora.
Atendimentos que continuam em funcionamento
Apesar da suspensão dos procedimentos cirúrgicos e obstétricos, permanecem ativos os seguintes serviços:
- Posto de Coleta de Leite Humano
- Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Savvis)
- Ambulatório Canguru – 3ª Etapa
- Consultas de Planejamento Reprodutivo
- Unidades de Terapia Intensiva e Cuidados Intermediários (Utin, UcinCo, UcinCa)
- Alojamento conjunto (pós-parto)
A diretora ainda afirmou que as cirurgias eletivas previstas para o período serão remarcadas para novas datas em breve.
Alinhamento com a rede de saúde
Para mitigar o impacto da paralisação, a Prefeitura de Manaus articulou o redirecionamento de pacientes junto à rede estadual de maternidades e ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), garantindo que gestantes e pacientes cirúrgicos possam ser atendidos em outras unidades da capital.
Descubra mais sobre Blog do Amazonas
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.