Brasil
Número de trabalhadores por aplicativo cresce 25% e atinge 1,7 milhão no Brasil, aponta IBGE
O número de brasileiros que atuam por meio de aplicativos aumentou 25,4% entre 2022 e 2024, segundo o IBGE. O total passou de 1,3 milhão para 1,7 milhão de pessoas, com destaque para o setor de transporte de passageiros, que concentra 58% das ocupações.

O número de trabalhadores que atuam por meio de aplicativos aumentou 25,4% entre 2022 e 2024, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o levantamento, o total passou de 1,3 milhão para quase 1,7 milhão de pessoas, um acréscimo de 335 mil trabalhadores no período.
O estudo faz parte do módulo sobre trabalho por meio de plataformas digitais da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua) e mostra ainda que a participação desses profissionais na população ocupada também cresceu.
Em 2022, eles representavam 1,5% dos 85,6 milhões de ocupados; já em 2024, esse percentual subiu para 1,9% dos 88,5 milhões de trabalhadores.
De acordo com o analista responsável pela pesquisa, Gustavo Fontes, o crescimento pode estar relacionado à busca por maior renda e flexibilidade de horários.
“Essa possibilidade de a pessoa escolher os dias em que vai trabalhar, a jornada e o local de trabalho também pode ser um fator que explica esse aumento”, afirmou Fontes.
O levantamento destaca ainda que 58% dos trabalhadores por aplicativos atuam no transporte de passageiros, enquanto o restante está distribuído entre entregas, serviços domésticos e outras atividades.
📊 Leia a pesquisa completa no site do IBGE.
Descubra mais sobre Blog do Amazonas
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.