Policial
Polícia Civil prende quatro homens por sequestrar empresário e extorquir R$ 700 mil
O plano foi arquitetado pelo filho adotivo da vítima, que também integra o grupo criminoso

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), apresentou, nesta terça-feira (16/09), a prisão preventiva de quatro homens, com idades de 23, 29, 33 e 34 anos, envolvidos no sequestro de um empresário de 74 anos, do ramo odontológico, e na extorsão de R$ 700 mil dele. O crime aconteceu na quarta-feira (10/09), na rua Gabriel Gonçalves, bairro Aleixo, zona sul.
De acordo com o delegado Cícero Túlio, do 1º DIP, as investigações foram iniciadas após a vítima comparecer à delegacia horas depois do ocorrido, relatando que havia sido abordada por um grupo enquanto estava em seu veículo a caminho de casa. Sob ameaças, e mediante forçado foi levado para um cativeiro no bairro Compensa, zona oeste.
“Com base nessa informação, iniciamos as investigações e constatamos que a ação criminosa foi planejada pelo filho adotivo da vítima, o homem de 29 anos, que repassou informações detalhadas sobre a rotina do pai para os demais envolvidos. Esse filho, que foi criado pelo empresário desde os seis meses de idade, arquitetou toda a empreitada criminosa devido aos seus vínculos com o tráfico de drogas”, explicou Cícero Túlio.
Segundo o delegado, a equipe de investigação apurou que o filho da vítima procurou um outro funcionário da empresa do genitor, que também foi preso durante as diligências policiais, com o intuito de realizar o sequestro de seu próprio pai. Esse funcionário foi responsável por contratar os criminosos que realizaram a emboscada.
“Na quarta-feira (10/09), o grupo furtou um par de placas na região do bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, e utilizou essas placas para adulterar o veículo usado no crime. O aluguel do carro ficou a cargo do homem de 23 anos, que dirigiu o veículo durante a emboscada. Eles fixaram as placas nesse carro e aguardaram o sinal de Douglas no momento em que a vítima sairia de seu trabalho para ir para sua residência almoçar”, detalhou o delegado.
Cícero Túlio afirmou que, ao adentrar um dos becos na região do bairro Aleixo, ocorreu a ação. Três dos quatro envolvidos entraram no veículo da vítima, tornando-a refém, e a conduziram, juntamente com seu veículo, até o bairro Compensa, onde a mantiveram em cativeiro por aproximadamente 12 horas.
“No cativeiro, a vítima foi forçada a entregar seu celular e ficou sob a vigilância de um homem armado que a ameaçava. Após algum tempo, outro homem retornou, devolveu o celular e informou que um moto-táxi o aguardava para levá-lo até seu veículo. A vítima registrou a denúncia e as diligências começaram. Foram coletadas imagens próximas ao cativeiro e outros elementos que levaram à identificação dos criminosos”, informou o delegado.
Prisões e Procurados
Conforme o delegado, o veículo utilizado pelo grupo foi localizado com o auxílio do Cerco Eletrônico da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que identificou a placa original. Diligências realizadas na quinta-feira (11/09) levaram à localização do veículo na avenida Torquato Tapajós. Durante a abordagem, dois dos autores foram presos, e um deles confessou o crime. As investigações continuaram, e na segunda-feira (15/09), mais dois autores foram capturados.
“Confirmamos a participação de mais três pessoas, José Rodrigues de Souza Júnior, 34 anos; Normando Alves da Silva Neto, 33 anos; e Ruan da Silva Dabella, 27 anos, que também participaram diretamente do crime. Além disso, verificamos que todos possuem antecedentes criminais por diversos crimes”, concluiu o delegado.
A PC-AM informa que, quem tiver informações sobre o paradeiro de José, Normando e Ruan, pode repassá-las para os números (92) 9118-9177, do Disque Denúncia do 1º DIP, ou pelo número 181, da SSP-AM. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.
Procedimentos
Os presos responderão por extorsão com privação de liberdade da vítima, porte de munição de uso permitido, associação criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, furto qualificado, adulteração de sinal identificador de veículo automotor.
Descubra mais sobre Blog do Amazonas
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.