Brasil
Rio: operação com 2.500 policiais prende 23 criminosos nos complexos da Penha e do Alemão
A ação, que mobiliza 2.500 policiais civis e militares, busca capturar líderes do Comando Vermelho e foragidos do sistema prisional.
Mais de 2.500 policiais civis e militares participam, nesta terça-feira (28), de uma grande operação nos complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Até o momento, 23 pessoas foram presas.
Batizada de Operação Contenção, a ação é considerada uma das maiores já realizadas contra o crime organizado no estado. O objetivo é capturar líderes de facções criminosas, impedir a expansão territorial do Comando Vermelho (CV) e recapturar foragidos da Justiça.
Investigações duraram mais de um ano
De acordo com o governo do estado, a ofensiva é resultado de mais de um ano de investigações conduzidas pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), com apoio do Ministério Público Estadual. Foram expedidos diversos mandados de prisão e de busca e apreensão.
O Grupamento de Recapturas da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) atua na identificação de criminosos beneficiados com a “saidinha” que não retornaram aos presídios.
Forças integradas em ação
Participam da operação agentes do Comando de Operações Especiais (COE), unidades operacionais da Polícia Militar, equipes da CORE, delegacias distritais e especializadas, além do Departamento de Combate à Lavagem de Dinheiro e da Subsecretaria de Inteligência.
Os complexos da Penha e do Alemão reúnem 26 comunidades e são considerados redutos estratégicos do tráfico de drogas no Rio.
Descubra mais sobre Blog do Amazonas
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
