Connect with us

Últimas Notícias

Senai e Amazon lançam programa com 200 mil vagas gratuitas em IA

Cursos são voltados a iniciantes, profissionais e empreendedores; meta é capacitar 1 milhão de pessoas até 2028

Publicado

em

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em parceria com a Amazon Web Services (AWS), abriu 200 mil vagas gratuitas em cursos on-line sobre inteligência artificial generativa e fundamentos de computação em nuvem. O prazo vai até dezembro do ano que vem. O AWS Treina Brasil, como é chamado o maior programa nacional de formação em tecnologia já realizado, prevê capacitar 1 milhão de brasileiros até 2028.
 
O programa oferece uma combinação de conteúdos sob demanda — acessíveis a qualquer momento — e eventos ao vivo que enriquecem o processo de aprendizado. Ao término das formações, todos os participantes recebem um certificado de conclusão. As trilhas de conhecimento abordam desde conceitos básicos até conteúdos avançados, incluindo IA generativa, aprendizado de máquina, computação em nuvem, inovação, transformação digital e estudos de caso reais.

Segundo Mateus Simões, gerente de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI, a parceria com a AWS é um passo estratégico para acelerar a transformação digital da indústria brasileira.

“Oferecemos o que existe de mais atual e de ponta hoje no mercado de IA. Os cursos que o SENAI oferece possuem um grande diferencial competitivo. Primeiro é que o desenvolvimento é feito de acordo com a real necessidade da indústria. Segundo é que as tecnologias que utilizamos na operacionalização desses cursos são oriundos de parcerias com as principais big techs do planeta”, ressalta.
 
A iniciativa é voltada a diversos públicos: jovens que desejam ingressar na área de tecnologia, profissionais que buscam atualização ou transição de carreira, além de pequenas e médias empresas (PMEs), empreendedores e entidades do setor público e terceiro setor.
 
Para viabilizar o alcance nacional, o AWS Treina Brasil reúne o SENAI de Santa Catarina e instituições como Refuturiza, Cartão de Todos, AllpFit, IBMEC, Alterdata, ETICE CE, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Santander e Santander X, que apoiam ações de formação e mobilização em todo o país.

Cleber Morais, diretor-geral da AWS no Brasil, considera que as formações em novas tecnologias podem representar “um crescimento na carreira, uma transição ou a chance de entrar no mercado de trabalho”.
 
Mercado requer qualificação

O contexto impulsionador dessa mobilização nacional é a transformação acelerada do mercado de trabalho, que exige competências digitais em IA e nuvem para se adaptar às mudanças tecnológicas, ambientais e demográficas. O Relatório “Futuro dos Empregos 2025”, do Fórum Econômico Mundial, indica que IA e big data estão entre as áreas prioritárias para qualificação profissional.

Na avaliação de Julian Tonioli, CEO da consultoria empresarial Auddas, a principal tendência de tecnologia em negócios passa por agentes, superautomação e construção de aplicativos internos com IA. O que caminha, diz o especialista, para a evolução da entrega de serviços ou atividades através de software em grande volume.

Outra mudança é que pequenas e médias empresas têm ganhado mais capacidade para desenvolver tecnologias com processos que envolvem codificação e construção de softwares a partir de definição de negócios por pessoas leigas.  
 
“Conforme essa barreira cai e as empresas conseguem adotar esse tipo de solução internamente, a produtividade aumenta. Com mais produtividade e capacidade, é possível não só acelerar mais pequenas empresas, como levar soluções que antes não eram acessíveis”, pontua.

As inscrições estão abertas no portal oficial do AWS Treina Brasil, onde os interessados podem escolher as trilhas conforme seu ritmo e interesse. A flexibilidade, aliada à abrangência do programa, torna possível que qualquer pessoa, em qualquer parte do país, possa acessar conteúdos atualizados e de alta relevância para o mercado digital em expansão.

Pixel Brasil 61


Descubra mais sobre Blog do Amazonas

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Continue Reading
Click to comment

Deixe uma resposta