Connect with us

Cidade

Supermercado é autuado durante operação ‘Zero Metanol’ após flagrante de carnes impróprias

A Prefeitura de Manaus, por meio da Visa Manaus, chegou a 28 estabelecimentos fiscalizados na operação “Zero Metanol”, que busca garantir a segurança sanitária das bebidas alcoólicas vendidas na capital amazonense.

Publicado

em

A Prefeitura de Manaus, por meio da Visa Manaus, chegou a 28 estabelecimentos fiscalizados na operação “Zero Metanol”, que busca garantir a segurança sanitária das bebidas alcoólicas vendidas na capital amazonense.

A Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou, nesta quarta-feira (15/10), uma nova etapa da operação “Zero Metanol”, que tem como foco verificar a segurança sanitária das bebidas alcoólicas comercializadas na cidade.

Com a ação mais recente, já são 28 estabelecimentos fiscalizados desde o dia 6 de outubro, quando a operação foi deflagrada. “É um trabalho que engloba bares, festas e supermercados, mas com as distribuidoras de bebidas como principal alvo”, explicou a diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão.

A operação contou com o apoio do Procon Manaus, da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (Decon) e da Guarda Municipal.

Durante a inspeção em um supermercado na zona Oeste, os fiscais verificaram que as bebidas estavam de acordo com as normas de segurança — com lacres preservados, rotulagem adequada e certificação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

No entanto, após uma denúncia feita por uma consumidora, a equipe encontrou 35 quilos de carnes de frango impróprias para consumo, em processo de descongelamento na seção de congelados. “As carnes foram inutilizadas no próprio local, com sabão e água sanitária”, informou o gerente de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus, Ricardo Celestino.

Pelo ocorrido, o estabelecimento foi autuado e responderá a um Processo Administrativo Sanitário, que pode resultar em multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM) — cujo valor unitário atual é de R$ 145,37.

Orientações ao consumidor

A Visa Manaus reforça a importância da denúncia de venda irregular de bebidas alcoólicas, especialmente aquelas sem procedência clara. O órgão orienta que o público observe:

  • Lacres e vedação adequados;
  • Prazo de validade e ingredientes visíveis;
  • Registro no Mapa;
  • Rótulo original, sem sobreposições;
  • Compra apenas em estabelecimentos de confiança.

Riscos do metanol

A ingestão de bebidas contaminadas com metanol é considerada uma emergência médica grave. A substância, ao ser metabolizada, forma compostos tóxicos como formaldeído e ácido fórmico, que podem causar cegueira ou morte.

Os principais sintomas incluem visão turva, náuseas, vômitos, dores abdominais e sudorese.

Em caso de suspeita de intoxicação, a orientação é procurar imediatamente atendimento médico e contatar:

  • Centro de Informações Toxicológicas do Amazonas (CIT/AM): (92) 3305-4702 / 0800-722-6001
  • Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001
  • Centro de Controle de Intoxicações (CCI): 0800 771 3733

Denúncias sobre bebidas suspeitas podem ser feitas à Ouvidoria da Visa Manaus pelo WhatsApp (92) 98842-8481 (das 8h às 13h) ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.


Descubra mais sobre Blog do Amazonas

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.