A série de debates Doha Debates, promovida pela Qatar Foundation, continua sua trajetória de destaque com um novo episódio que analisa a forma como o entretenimento moderno influencia nossa atenção, criatividade e bem-estar diário. O debate, moderado por Dareen Abughaida, reúne três pensadores influentes para questionar se o atual panorama do entretenimento nos enriquece ou nos sobrecarrega.
Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251203584380/pt/
Doha Debates examines how entertainment shapes us today in a new episode, leading thinkers and students debate whether today’s entertainment elevates us or pulls us into distraction. (Photo: AETOSWire)
O debate programado para esta semana conta com a participação de Marya Bangee, consultora sênior da Pop Culture Collaborative; Dra. Anna Lembke, professora de psiquiatria da Universidade de Stanford e autora da obra Dopamine Nation, além de Nicholas Carr, finalista do Prêmio Pulitzer e autor de The Shallows.
Na perspectiva de Bangee, o poder do entretenimento está na narrativa que reflete a vivência humana e promove a empatia. “Considero que o entretenimento da atualidade é algo que está sempre presente. É algo que molda cada pessoa e a sociedade. A questão é como podemos garantir que estamos moldando-o de volta.”
Lembke apresenta uma perspectiva clínica e humanizada sobre a temática, destacando que a concepção do entretenimento moderno sobrecarrega frequentemente os circuitos de recompensa do cérebro humano. “O entretenimento moderno é prejudicial às pessoas porque sequestra o sistema de recompensa do nosso cérebro. Atualmente, precisamos de mais prazer para experimentar qualquer tipo de prazer.”
Carr amplia ainda mais o escopo, analisando como o entretenimento estimulado pela tecnologia impacta nossa capacidade de refletir profundamente e agir coletivamente. “Partimos do pressuposto de que dispor de um maior número de tópicos, opções e informações é sempre benéfico. Entretanto, a partir deste momento, é imprescindível prestar muita atenção às desvantagens.”
Os alunos acrescentam suas próprias reflexões. Sara Akbar, de 22 anos, da Universidade de Ciência e Tecnologia de Doha, compartilha: “Dos 16 aos 28 anos, todos nós buscamos escapar da realidade por causa de tudo o que está acontecendo no mundo. E isso realmente afeta a forma como vivemos nossas vidas. Por que não conseguimos viver um segundo sequer sem o Instagram?” Da Universidade de Georgetown no Qatar, Ameer Saadi, 18, acrescenta: “No campo do entretenimento, a responsabilidade não é fazer de você uma pessoa melhor, mas sim tentar retratar genuinamente alguma forma da experiência humana.”
Juntas, suas vozes intensificam um debate que ultrapassa preferências ou gostos, refletindo o compromisso do Doha Debates com a busca da verdade, investigação aberta e conversas que unem perspectivas em vez de dividi-las.
O episódio já se encontra disponível tanto no site quanto no canal do YouTube do Doha Debates. Os espectadores também têm a opção de explorar episódios anteriores sobre a infância na era das redes sociais e sobre a importância do amor nos dias de hoje.
DohaDebates
Site: DohaDebates.com
X / Twitter: @DohaDebates
Instagram:@DohaDebates
Facebook:Facebook.com/DohaDebates
YouTube:YouTube.com/DohaDebates
Threads:Threads.net/@dohadebates
TikTok:@DohaDebates
Sobre a Doha Debates
A Doha Debates reúne uma vanguarda de buscadores da verdade intelectualmente curiosos para debater diferenças de modo construtivo, a fim de construir um futuro melhor. Enfatizamos a unidade em vez da divisão, ao incentivar conversas que nos unem em vez de nos separar.
Saiba mais em DohaDebates.com
*Fonte:AETOSWire
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20251203584380/pt/
Contato:
Contato de mídia da Doha Debates
Sumi Alkebsi
Diretor de Comunicações e Marketing
E-mail: salkebsi@dohadebates.com
Fonte: BUSINESS WIRE
Relacionado
Descubra mais sobre Blog do Amazonas
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


