Nexxera promove debate sobre duplicata escritural

Edson Silva, presidente e fundador da Nexxera, ressalta a importância da duplicata escritural como ponto de convergência de um ecossistema completo de dados, integrações e fluxos financeiros
Nexxera promove debate sobre duplicata escritural

Reunir líderes e executivos para discutir a adoção da duplicata escritural no mercado de crédito. Esse foi o objetivo de um evento promovido pela Nexxera, ecossistema de soluções financeiras para negócios, em São Paulo (SP), no final de novembro. O encontro contou com painéis temáticos e momentos de networking no Hotel Fasano.

A duplicata escritural é a versão totalmente digital da duplicata tradicional usada em vendas a prazo, criada para dar mais transparência e segurança ao mercado de crédito. Prevista em lei e registrada obrigatoriamente em entidades autorizadas pelo Banco Central, ela substitui o documento em papel e concentra todas as informações da operação em um ambiente eletrônico padronizado.

Presente no evento, Edson Silva, presidente e fundador da Nexxera, ressaltou a importância da duplicata escritural como ponto de convergência de um ecossistema completo de dados, integrações e fluxos financeiros.

"Os debates mostraram como é possível superar desafios históricos de liquidação, tratamento do risco do sacado e destino do dinheiro para criar um fluxo seguro e rastreável. Também ficou evidente que o uso da duplicata como documento efetivo de crédito, com informação íntegra e em tempo real, amplia a oferta de funding e melhora a precificação de risco no mercado", explicou Silva.

O evento foi realizado em um momento no qual o crédito vive um momento de expansão no Brasil. Em maio, uma pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) estimou o crescimento do segmento em 8,5% para 2025, segundo publicado pela Agência Brasil.

Na visão do presidente e fundador, o encontro corporativo na capital paulista trouxe um saldo positivo para a Nexxera. Ele acredita que o encontro evidenciou o papel da empresa como "orquestradora de conexões" entre instituições financeiras, registradoras e provedores de crédito.

"As discussões mostraram que a conectividade é o principal habilitador de eficiência e segurança no mercado de recebíveis. Quando todos os elos da cadeia compartilham informações qualificadas, é possível garantir a liquidação correta, prever risco de forma precisa e destravar crédito ao longo do supply chain. O encontro deixou claro que não existe ecossistema de duplicata escritural sem integração real, e que a interoperabilidade é fundamental para a fluidez das operações", destaca Silva.

Entre as principais tendências tecnológicas do segmento, o executivo cita integrações avançadas via APIs (interfaces de programação de aplicações), análise inteligente de dados (permitindo conhecer o cliente de ponta a ponta e calibrar limites de crédito com maior assertividade), automação da jornada do recebedor, reduzindo riscos operacionais e aumentando a eficiência; e infraestruturas digitais para liquidação, que garantem rastreabilidade e mitigação de fraudes.

Segundo Silva, essas tendências ajudam a promover a maturidade do mercado de recebíveis. Além disso, apontam para um ambiente mais competitivo, regulado e orientado por dados, que devem ser usados ainda mais para reduzir a inadimplência e potencializar o crédito saudável, pontua ele.

"Em vez de relações transacionais, as empresas passarão a operar com transparência, previsibilidade e conexões contínuas com o mercado financeiro. A duplicata escritural emerge como a âncora dessa nova dinâmica, permitindo que cada transação gere valor para toda a cadeia", salienta Silva.

"O encontro no Fasano demonstrou que o mercado está pronto para evoluir e que podemos ser peça-chave na construção de um ecossistema de recebíveis mais moderno, seguro e conectado", conclui.

Para saber mais, basta acessar o site da Nexxera: https://www.nexxera.com/


Descubra mais sobre Blog do Amazonas

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A GE HealthCare e o Ministério da Saúde da Indonésia vão ampliar o acesso a cuidados de saúde de qualidade através da disponibilização de mais de 300 tomógrafos computadorizados avançados

Mais de 300 tomógrafos computadorizados avançados serão instalados em hospitais públicos em 38 províncias até 2028, para apoiar o diagnóstico e tratamento precoces de doenças não transmissíveis.

A colaboração apoia a agenda do governo indonésio de melhorar o acesso ao diagnóstico e fortalecer a resiliência do sistema nacional de saúde.

O acordo plurianual é baseado no investimento contínuo da GE HealthCare na produção local, no desenvolvimento de capacidades e na transferência de conhecimento para fortalecer o ecossistema de saúde da Indonésia.

Leia mais »