siteblogdoaamzonas@gmail.com

Voa Brasil: mais de 7 mil passagens têm o estado de São Paulo como destino, em cinco meses

Em cinco meses de funcionamento, o programa Voa Brasil, do governo federal, registrou a venda de 7.213 bilhetes aéreos com destino ao estado de São Paulo. A capital paulista liderou como o principal destino, com 6.811 passagens reservadas, seguida por Campinas (367) e São José do Rio Preto (20).

De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), o Sudeste lidera na demanda por bilhetes, concentrando 44% das reservas, o equivalente a 10.236 passagens. O Nordeste aparece na segunda posição, com 40,5%, seguido pelo Centro-Oeste (7,5%), Sul (5%) e Norte (3%).

O secretário de Aviação Civil, Tomé Franca, ressaltou que o objetivo do programa é facilitar o acesso ao transporte aéreo a um público que atualmente não voa. “[Para que] mais pessoas possam ter acesso, e com um custo baixo. São passagens que têm um valor de até R$ 200, mais a taxa de embarque por trecho para qualquer lugar do país”, explica.

Nesta primeira fase do Voa Brasil, podem participar aposentados do INSS que não viajaram de avião nos últimos 12 meses. Em cinco meses de funcionamento, o programa já beneficiou passageiros de 77 municípios em todas as regiões do Brasil, com a venda de 23.187 bilhetes aéreos.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que o programa representa um marco na democratização do transporte aéreo. “Nunca houve no Brasil, na história do país, na democratização brasileira, nenhum programa de inclusão social da aviação, nunca houve nesses últimos 30, 40, 50 anos. E mais do que isso, esse é o primeiro programa de inclusão social de aviação no mundo”, afirmou.

A expectativa do MPor é lançar a segunda etapa do programa no primeiro semestre de 2025, com foco em beneficiar estudantes de instituições de ensino público.

Como participar?

Os aposentados interessados em aderir ao Voa Brasil devem ter uma conta na plataforma gov.br nos níveis prata ou ouro. O sistema valida automaticamente os requisitos de adesão.

1. Acesse o site gov.br/voabrasil
2. Faça login com sua conta no gov.br  
3. Informe os dados de viagem e pesquise pelos bilhetes disponíveis.  
4. Após a escolha do voo, conclua a reserva e efetue o pagamento no site da companhia aérea.

A reserva é dinâmica e depende da disponibilidade de assentos vagos informada pelas empresas aéreas. O prazo para concluir a compra, após a reserva, é de 1 hora.

Pixel Brasil 61

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *