A etapa urbana da Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica Animal de 2025, da Prefeitura de Manaus, já imunizou mais de 193 mil animais. A mobilização, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e executada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, iniciou, no dia 2/10 e segue até 29/12, com a vacinação de cães e gatos em domicílio, em todos os bairros do município, e em 52 pontos fixos distribuídos por toda a cidade.
O gerente do CCZ Manaus, médico veterinário Rodrigo Araújo, informa que a campanha municipal soma, até o momento, 193.723 animais vacinados contra a raiva, dos quais 126.411 caninos e 67.312 felinos, na zona urbana da capital. A meta da estratégia neste ano, segundo o gestor, é imunizar 282.400 animais, entre 202.400 cães e 80 mil gatos.
“A campanha está correndo bem, caminhando para atingir a meta até o final deste mês. O que pode atrapalhar um pouco são as chuvas, mas até agora elas têm sido raras pela manhã, quando nossos vacinadores estão percorrendo os bairros nas visitas casa a casa”, aponta Rodrigo.
O gerente assinala que os profissionais da campanha atuam em duplas, devidamente identificados e trajando camisetas da ação, de segunda-feira a sábado, exceto feriados. As visitações alcançam todos os bairros das zonas Norte, Leste, Oeste e Sul do município.
“Pedimos que os tutores atentem para a passagem das equipes em sua rua e acolham bem os profissionais, colaborando também para conter os animais no momento da aplicação da vacina”, afirmou.
No caso dos tutores que trabalham ou estudam no horário da manhã, a orientação é levar os animais a um dos 52 pontos fixos da campanha, distribuídos em todas as zonas geográficas da cidade. Entre eles estão o CCZ Manaus, na zona Oeste, e os centros de convivência Prefeito José Fernandes e Padre Pedro Vignola, respectivamente nas zonas Leste e Norte, além de 49 clínicas veterinárias parceiras da ação.
“Os tutores podem consultar a lista de pontos fixos, atualizada a cada semana, no site e no perfil da Semsa, observando com atenção os dias e horários de atendimento, que variam de local para local”, recomenda Rodrigo.
A lista de pontos fixos da campanha antirrábica pode ser consultada pelo link direto www.manaus.am.gov.br/semsa/vigilancia/vigilancia-de-zoonoses/campanha-de-vacinacao-antirrabica-animal.
Campanha
A vacinação de cães e gatos contra a raiva acontece anualmente, como parte das ações da saúde pública municipal para controle e erradicação da doença. A estratégia visa proteger tanto animais quanto pessoas, suscetíveis à transmissão do vírus rábico pelo contato com a saliva de animais infectados, por meio de arranhões, mordidas e lambidas.
“A vacinação é anual e obrigatória para cães e gatos a partir de 3 meses de idade e com boa saúde. O imunizante é ofertado gratuitamente, por meio do Sistema Único de Saúde”, aponta Rodrigo Araújo.
Antes da etapa urbana, o CCZ Manaus promoveu ações de vacinação de cães e gatos nas comunidades terrestres e fluviais da zona rural, de abril a junho deste ano. Foram imunizados nesta etapa, ao todo, 6.775 animais, sendo 5.225 cães e 1.550 gatos.
Para informações ou esclarecimento de dúvidas sobre a campanha, os tutores e a população em geral podem entrar em contato com o CCZ Manaus, por meio do Whatsapp, nos números (92) 98842-8359 ou 98842-8484.
— — —
Texto – Jony Clay Borges/Semsa
Fotos – Divulgação/Semsa
Relacionado
Descubra mais sobre Blog do Amazonas
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


