Em menos de 24 horas, Polícia Civil prende homem investigado por latrocínio de sargento no Tarumã

A prisão do autor foi efetuada no município de Itapiranga

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio das Delegacias Especializadas em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), Homicídios e Sequestros (DEHS) e da 38ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Itapiranga (a 227 quilômetros de Manaus), efetuou a prisão em flagrante de Edson Bandeira Barbosa, de 19 anos, apontado como autor do latrocínio do sargento da reserva do Exército Brasileiro (EB), Ademir Gonçalves Barroso, de 56 anos.

A vítima foi morta com um disparo de arma de fogo, na madrugada de terça-feira (10/02), dentro da própria residência, localizada na rua Rio Purus, no bairro Tarumã-Açu, zona oeste de Manaus. A prisão foi efetuada no mesmo dia, por volta das 14h, em Itapiranga, em menos de 24 horas após a ação criminosa.

Em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (12/02), o delegado Mário Luiz Monteiro, adjunto da DERFD, informou que a vítima atuava na produção rural e realizava a venda de alguns itens. O autor havia iniciado atividades laborais com a vítima há cerca de um mês. No entanto, no dia do crime, houve um desentendimento relacionado à forma de pagamento, bem como ao envio e à entrega da produção rural.

“Diante da situação, Edson se irritou, tomou posse de uma arma de fogo pertencente à vítima e efetuou um disparo contra a cabeça do sargento, que foi a óbito. Do local, o infrator subtraiu aproximadamente R$ 20 mil em dinheiro, um caminhão, uma arma de fogo e outros objetos pertencentes à vítima”, explicou o delegado.

Segundo a autoridade policial, as investigações apontaram que o indivíduo fugiu para o município de Itapiranga, onde foi localizado e preso em flagrante por policiais da 38ª DIP, garantindo uma pronta resposta na elucidação do crime. Também foi representada à Justiça pela conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva.

Conforme o delegado Aldiney Nogueira, titular da 38ª DIP, após a prisão, foram realizadas diligências que resultaram na localização e recuperação da arma utilizada no crime, que estava enterrada, além de dois coletes balísticos, aparelhos celulares e o caminhão roubado, encontrado em uma propriedade rural situada a 3,5 quilômetros da sede de Itapiranga.

“Apesar de ter confessado a autoria do crime, o indivíduo demonstrou extrema frieza e nenhum arrependimento. Demos uma resposta rápida à população”, afirmou Nogueira.

O autor já havia sido preso em Itacoatiara, em 2024, por estar em posse de uma motocicleta furtada no município de Itapiranga, além de possuir outras passagens pela polícia.

Ele será encaminhado à audiência de custódia e permanecerá à disposição do Poder Judiciário.

FOTOS: Erlon Rodrigues e Divulgação/PC-AM.


Descubra mais sobre Blog do Amazonas

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *