A Polícia Civil do Amazonas prendeu um dos criminosos mais procurados do estado, suspeito de envolvimento em uma série de homicídios e no comando de atividades ligadas ao tráfico de drogas e à distribuição de armas de fogo em Manaus.
Jeanderson dos Anjos Nogueira, de 44 anos, conhecido como “Billy”, foi preso na segunda-feira (5) por equipes do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Segundo as investigações, ele é apontado como envolvido em pelo menos 25 homicídios cometidos no Amazonas e em Rondônia, além de atuar diretamente no fornecimento de drogas e armamentos na zona sul da capital.
De acordo com o delegado Cícero Túlio, as investigações começaram há cerca de três meses, a partir do avanço de outras operações policiais. Durante o trabalho investigativo, foi identificado que o suspeito mantinha atuação ativa na logística do crime organizado, incluindo o repasse de armas de fogo.
Após a identificação do veículo utilizado por Jeanderson, a polícia passou a monitorar seus deslocamentos com apoio do sistema Cerco Inteligente, conhecido como Paredão. Após cerca de uma semana de acompanhamento, os policiais realizaram uma campana em frente a um imóvel no bairro Novo Aleixo, zona norte de Manaus, onde efetuaram a prisão.
Na ação, foram cumpridos seis mandados de prisão relacionados a condenações definitivas. Com o suspeito, a polícia apreendeu quatro pistolas de calibres 9mm e .40, uma escopeta calibre 12, entorpecentes do tipo cocaína, balanças de precisão e documentos falsos usados para despistar as autoridades.
Ainda segundo a Polícia Civil, “Billy” acumula mais de 100 anos em condenações por homicídios praticados na Região Metropolitana de Manaus e no estado de Rondônia. Ele estava foragido desde 2022, após fugir de um hospital onde aguardava um procedimento cirúrgico.
Além de seguir cumprindo as penas já impostas, o preso responderá também por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, receptação e uso de documento falso. Ele passará por audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.
Relacionado
Descubra mais sobre Blog do Amazonas
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


