A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Departamento de Polícia do Interior (DPI) e da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), deflagrou, nesta terça-feira (06/01), a Operação Pedra Guardiã, que cumpriu quatro mandados de prisão preventiva por estupro de vulnerável e um por tentativa de homicídio. Os crimes foram praticados em anos distintos, no município.
Conforme o delegado Paulo Mavignier, diretor do DPI, a maior parte dos abusos sexuais no interior do estado acontece dentro do seio familiar, onde os autores se aproveitam do acesso e da confiança gerados muitas vezes pelos laços sanguíneos, para poder violar a dignidade sexual dessas vítimas.
“Em 2025 nós prendemos mais de 270 abusadores só no interior do Amazonas e 90% desses casos aconteceram em casa. Esses dados servem de alerta à população para que fiscalize sempre, porque uma vez que o dano acontece, não tem mais volta”, informou Mavignier.
De acordo com o delegado Lázaro Mendes, um dos mandados foi cumprido contra um homem de 36 anos, padrasto de uma adolescente de 13 anos. Segundo as investigações, os abusos ocorreram de forma contínua desde 2021, embora o caso tenha sido oficialmente registrado apenas em novembro de 2024. A prisão aconteceu no bairro Jauari I.
“Dois outros cumprimentos aconteceram no bairro Mamud Amed, o primeiro contra um homem, de 41 anos, cunhado da mãe da vítima, de 13 anos. O crime aconteceu em setembro de 2022. A segunda prisão é de um homem, de 65 anos, pelo abuso praticado contra a sobrinha de sua companheira, de 10 anos, em agosto de 2023”, informou o delegado.
Ainda conforme a autoridade policial, o quarto mandado foi cumprido contra um homem de 64 anos, investigado por abusos cometidos contra suas sobrinhas, de 6, 8 e 15 anos. Os crimes ocorreram em outubro de 2024, na residência das vítimas, e a prisão foi realizada no bairro Eduardo Braga 2.
“Além dos crimes sexuais, foi cumprido, na segunda-feira (05/01), o mandado de prisão preventiva contra um jovem de 22 anos, investigado pela tentativa de homicídio de um adolescente de 17 anos, que ocorreu em 8 de outubro de 2025, em um posto de combustível. A prisão foi realizada no conjunto Jacarezinho” acrescentou o delegado.
Relacionado
Descubra mais sobre Blog do Amazonas
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


